Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Quem é você, Alasca? ou Não julgue o livro pela capa (ou por seus fãs)


John Green é um dos autores mais celebrados pelos adolescentes em geral no mundo da literatura. Entre meninas histéricas por uma fórmula de amor adolescente, podemos encontrar um John Green que oferece além de entretenimento, uma história que ultrapassa a barreira do clichê romântico da literatura infanto-juvenil.


Quem é Você Alasca é uma história sobre o que as coisas poderiam ser e não foram, sobre a "saudade do que nunca vivi", sobre erros e fracassos, sobre amadurecimento e amor não correspondido, sobre morte. Sobre dor. É interessante como o autor vai abordando esses assuntos de forma natural porém não banal, trazendo uma profundidade que não estamos acostumados em livros voltados para adolescentes. Sem dúvida faz refletir sobre a fragilidade da vida e como instantes podem mudar para sempre o "mundo" interior. Alasca sem dúvida é uma personagem impactante, porque no fundo acabamos o livro com a sensação de não saber, de fato, quem ela é. Essa é a pergunta principal, e ela deixa de ser respondida cada vez mais ao decorrer do livro.
É exatamente o que o livro tenta mostrar: é impossível conhecer totalmente uma pessoa. No máximo temos os fragmentos de um quebra-cabeça, mas jamais entenderemos a complexidade de um ser humano. 
A idealização que fazemos do ser amado é o que muitas vezes nos "blinda" de reconhecer isso. E quando reconhecemos, descobrimos que não conhecemos aquele que tanto idealizamos. Esse é o processo de amadurecimento pelo qual alguns passam depressa, outros lentamente e outros talvez nunca.


Nenhum comentário: