Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O Teorema de Katherine ou a impossiblidade de controlar a vida






Teorema de Katherine é um interessante livro de John Green que envolve um menino prodígio, decepções amorosas e matemática. Sim, MATEMÁTICA.


Mas não entre em pânico, meu caro amigo(a). No final, você até vai ir um pouco com a cara da tal da Matemática (ou não). O livro é bem divertido e retrata bem a pressão que muitos sofrem para serem "perfeitos", por mais que nossos queridos pais não façam por mal (e por mais que não sejamos super dotados). Como na maioria das estórias do Sr. Green, o  processo de amadurecimento dos personagens é ponto central do romance, mas diferente de A culpa é das Estrelas e Quem é você, Alasca? o tom é mais cômico e divertido. Colin se leva muito a sério, mas durante a narrativa achamos suas desventuras mais engraçadas do que trágicas. Sua fixação por Katherines nos leva a pensar o quanto o primeiro amor pode ser impactante (quantos de nós não procuramos em outros o amor perdido?) e como a felicidade pode vir de lugares inesperados.
Assim como Colin, aos poucos vamos repensando o se "levar a sério" demais e pensar em como aproveitar a vida da melhor maneira possível, sem ficar ansioso pelo amanhã. Um passo de cada vez: mesmo que você nunca ganhe um Nobel ou "escreva seu nome na história" - como desejava o Colin - sua vida será muito mais proveitosa. É isso.



Nenhum comentário: